Steve McCurry inaugura ICONS em Lisboa, uma exposição com as suas imagens mais icónicas

Com mais de 100 fotografias de grande formato, a ICONS é uma das retrospetivas mais abrangentes da carreira de Steve McCurry
A exposição, que pode ser vista de 24 de setembro a janeiro de 2023 na Cordoaria Nacional, em Lisboa, apresenta as imagens mais emblemáticas de McCurry, como o lendário retrato da menina afegã Sharbat Gula
A exposição tem curadoria de Biba Giacchetti, que desenhou um longo percurso pelo mundo do fotógrafo, em que o espectador viajará pelo Afeganistão, Índia, Sudeste Asiático, África, Cuba, Estados Unidos, Brasil ou Itália, através de um fascinante repertório de imagens em que o elemento humano é sempre o protagonista;
Em parceria com a Sold Out e a Fever, ICONS transporta o visitante para uma espécie de dança em que se apresentam pessoas de idades diferentes, culturas e etnias, que McCurry soube retratar com uma força e naturalidade surpreendentes;
menina afegão na exposição de fotografia Steve McCurry. Icons a @stevemccurryofficia.JPG
  • JPG
menina afegão na exposição de fotografia Steve McCurry. Icons a @stevemccurryofficia.JPG

Lisboa, 03 de agosto de 2022 – A exposição de Steve McCurry chega à Cordoaria Nacional a 24 de setembro e só termina em janeiro de 2023. ICONS é uma das retrospetivas mais completas da carreira do fotógrafo americano.

Com mais de 100 fotografias de grande formato, a exposição apresenta as imagens mais emblemáticas de McCurry, como o lendário retrato que fez da menina afegã Sharbat Gula, em 1984, e que foi capa da revista National Geographic em 1985. Inclui também outras fotografias conhecidas que tirou durante os seus 40 anos de profissão, bem como os seus trabalhos mais recentes.

Steve McCurry é um dos fotógrafos contemporâneos mais consagrados, bem como uma inspiração para muitas pessoas, especialmente para as gerações mais jovens, que veem nas suas fotografias uma forma de interpretar o presente. Cada uma das suas imagens retrata um mundo complexo de experiências e emoções que ligam o espectador a diferentes realidades e formas de entender a vida.

Nesta exposição, com curadoria de Biba Giacchetti, o público viajará pelo universo fotográfico de Steve McCurry, num trajeto que o levará do Afeganistão à Índia, do Sudeste Asiático à África, de Cuba aos Estados Unidos ou do Brasil a Itália: um fascinante repertório de imagens em que o elemento humano é sempre o protagonista.

Em parceria com a Sold Out e a Fever, a ICONS transporta o visitante numa espécie de dança em que se apresentam pessoas de diferentes idades, culturas e etnias, que McCurry soube retratar com uma força e naturalidade surpreendentes.

A visita é enriquecida com alguns vídeos sobre as viagens do fotógrafo, as suas aventuras e a sua profissão, que revelam algumas das chaves da sua vida, explicam como as imagens foram captadas e quem são as pessoas nelas retratadas. A exposição também mostra as realizações de McCurry ao longo da sua vida, revelando a sua fotografia, bem como o seu desejo de partilhar a emoção do sofrimento humano, alegria e admiração.

Esposição Steve McCurry: ICONS

Local: Cordoaria Nacional, em Lisboa.

Data: De 24 de setembro a janeiro de 2023

Horário: das 10h às 20h - duração aproximada de 1 hora

Preço:  a partir de 10€

Idade: todas as idades e é grátis para crianças menores de 4 anos

Favicon for stevemccurryicons.com Steve McCurry ICONS em Lisboa: Exposição Fotográfica stevemccurryicons.com
Favicon for feverup.com Steve McCurry. ICONS - Lisboa - Lista de espera | Fever feverup.com
Favicon for newsroom.feverup.com Media kit: Steve McCurry: ICONS - Lisboa | Fever Newsroom newsroom.feverup.com

Sobre o Steve McCurry:

Steve McCurry é uma das vozes mais emblemáticas da fotografia contemporânea dos últimos 30 anos, com dezenas de capas de revistas e livros, mais de uma dúzia de publicações próprias e inúmeras exposições em todo o mundo. 

Nascido nos subúrbios da Filadélfia, Pensilvânia, McCurry estudou cinema na Pennsylvania State University antes de trabalhar para um jornal local. Depois de vários anos a trabalhar como freelancer, McCurry fez a primeira das suas muitas viagens à Índia - uma aventura que começou com pouco mais do que uma mala de roupa e um saco com alguns rolos de fotografia.

Sobre a Sold Out

With almost 30 years of experience in the culture and entertainment sector, Sold Out is one of the most important production companies in Spain, having been responsible for some of the highest level events and exhibitions that have taken place in the country.

In the field of exhibitions, Sold Out is a pioneer in the organisation of major international exhibitions in Spain and Europe. In the last 6 years it has presented more than 20 exhibitions on matters and iconic brands of popular culture such as Harry Potter: The Exhibition, David Bowie Is, Björk Digital, Banksy: The Street is a Canvas, Stanley Kubrick: The Exhibition, Tutankhamun: The Tomb and Its Treasures, Jurassic World: The Exhibition, Pink Floyd Exhibition, Game of Thrones: The Official Exhibition, Steve McCurry. Icons and Stanley Kubrick: The Exhibition, among others.

More information: www.soldout.es 

Sobre a Fever:   

A Fever é a principal plataforma global de descoberta de entretenimento, ajudando mais de 60 milhões de pessoas todos os meses a descobrir as melhores experiências nas suas cidades. Através da sua plataforma, a Fever inspira os seus utilizadores a desfrutar de experiências locais únicas, desde exposições imersivas, experiências teatrais interativas ou festivais, a pop-ups de espectáculos com cocktails. Simultaneamente, a empresa colabora e capacita os organizadores de eventos a criar novas experiências com a sua estratégia Fever Originals baseada em dados.  

  

Mais informações em https://feverup.com  

About Fever

Fever is the leading global live-entertainment discovery platform, helping millions of people every month to discover the best experiences in their cities, with a mission to democratize access to culture and entertainment in real life. Through its platform, Fever inspires its community to enjoy unique local experiences and events, from immersive art exhibitions, interactive theatrical experiences, festivals, classical music concerts to molecular cocktail pop-ups while empowering creators with data and technology to create and expand experiences across the world.

Contact details

Related topics

Receive exclusive news

Are you a journalist or do you work for a publication?
Sign up and request access to exclusive news.

Request access

Receive Fever news on your RSS reader.

Or subscribe through Atom URL manually